06/01/2016

Sailor Moon Crystal





Como é praticamente tradição (não que eu queira mas..) consegui assistir ao novo anime de Sailor Moon apenas recentemente. SAILOR MOON CRYSTAL não é uma continuação do clássico Sailor Moon, tampouco um remake. É um anime mais fiel á obra original em mangá criada por Naoko Takeuchi, lá por meados da década de 90.
Sailor Moon foi um imenso sucesso, rentável até hoje. As aventuras das guerreiras lunares marcou uma época em que as heróinas mostraram que não precisavam de um principe para salvar e lutar por elas (se bem que né..a Sailor Moon vira e mexe era salva pelo Tuxedo Mask, mas no final sempre derrotava o inimigo sozinha)

É um fato inegável que toda a obra Sailor Moon (ou como é conhecida no Japão: Bishoujo Senshi Sailor Moon / Pretty Guardian Sailor Moon) é um grande clichê.Temos ali a protagonista inocente, impulsiva, gentil e engraçada que com a ajuda da gatinha Luna descobre que é uma guerreira da lua, cujo dever é proteger o mundo de seres malignos (e bonitões né, Principe Demande? *_*). Para enfrentar os inimigos ela se transforma na Sailor Moon, uma guerreira que luta pelo amor e pela justiça. E claro que ela não luta sozinha. Ao longo da história, ela conhece outras garotas que se tornam Sailors, cujo dever é auxiliá-la em sua missão de combate á inimigos que desejam dominar a Terra. São elas: Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Jupiter e Sailor Venus. (posteriormente surgem Sailor Uranus, Sailor Netuno, Sailor Pluto e Sailor Saturno). Mas são as 4 Sailors iniciais que se tornam amigas de Usagi (a Sailor Moon) estando sempre ao seu lado.

Sailor Moon ainda conta com a ajudado misterioso e galante Tuxedo Mask, que não demora por ser revelar a grande paixão de Sailor Moon. É interessante que na obra, todos os personagens possuem ligação em vidas passadas, inclusive o fato de Usagi e Mamoru (Sailor Moon e Tuxedo Mask) terem sido, em outra vida, os governantes do Milênio de Prata: Princesa Serenity e Príncipe Endymion.

Não vou me estender muito aqui contando sobre a obra em si, deixarei isso para algum outro post. Vou me focar em falar a impressão que tive ao assistir o novo anime de Sailor Moon em comparação com o anime antigo.



Sailor Moon Crystal é um anime com 26 episódios, que aborda as duas primeiras sagas oficiais da obra original. O anime antigo possuía 49 episódios em cada temporada. Sendo que o mangá possui 12 volumes, vocês bem podem imaginar o quanto de episódios fillers o anime antigo possui. Sim..é MUITO MAÇANTE. Os fãs podem se revoltar e protestar mas é preciso aceitar um a verdade: o anime antigo de Sailor Moon é muito chato e repetitivo justamente por conta desses fillers. Sério, não dá pra acompanhar. Todo episódio é a mesma coisa: um monstro aparece,causa confusão e Sailor Moon o derrota. Agora pense isso em mais da metade de todas as temporadas (acho que o anime antigo tem 4 ) de 49 episódios cada. É realmente exaustivo.

O lado bom de Sailor Moon Crystal é que não há episódios fillers chatos. Em todo episódio do novo anime, alguma coisa de importância pra história acontece, em maior ou menor grau. Conseguimos acompanhar melhor a história de Serenity/Endymion e as batalhas são logo com os vilões de fato e não com monstros bucha de canhão tapa-buraco de filler. O novo anime ainda segue a linha original do mangá (coisa que o anime antigo não fez, mudando muita coisa) causando uma certa surpresa em quem só tinha acompanhado a história do anime antigo.

No primeiro momento, o novo traço das personagens pode causar uma certa estranheza aos fãs acostumados com o design da década de 90. Porém eu, particularmente, achei o design de Sailor Moon Crystal muito mais bonito. Não me refiro aqui aos cenários (que também são muito bonitos e possuem cenas feitas em computação gráfica) mas no design das próprias personagens. Estão muito mais  bonitas, bem no estilo shoujo do mangá. Os cabelos esvoaçam mais e também se é possível notar uma delicadeza maior nos traços, como a presença de maquiagem.

Acima, o anime antigo: abaixo, o anime novo.

Como Sailor Moon é uma história de fantasia para meninas adolescentes, o visual é muito importante e Sailor Moon Crystal procura manter isso. Muitos fãs criticaram esse"embelezamento" das Sailors mas oras...no mangá elas são ainda mais detalhadas, é um shoujo super clássico mesmo. O novo anime apenas procurou manter essa linha do mangá.
Sailor Moon Crystal foi transmitido pela TV Tokio e já foi anunciado uma nova temporada para esse ano (espero que seja verdade! Quero ver a Sailor Saturno!) que na certa, manterá o ritmo sem fillers.

Importante salientar que a música tema, Moon Pride é muito boa, mas talvez não se compare á do anime clássico: Moonlight Densetsu. Eu, particularmente gostou das duas em nível igual. Cada uma tem um estilo que se ajeita á época do lançamento. Aqui vocês podem conferir a abertura do novo anime:



Sailor Moon Crystal veio comemorar os mais de 20 anos do surgimento de Sailor Moon, uma obra que realmente consagrou o gênero shoujo e conquistou uma legião de fãs em várias partes do mundo. A trama pode não ser extremamente complexa, mas as personagens possuem um carisma incrível no qual toda garota sempre desejou ser parecida com uma delas.
Caso me perguntem qual das Sailors é minha preferida, eu digo que não tenho uma, mas sim três: Marte, Saturno e Jupiter.

Recomendo Sailor Moon Crystal para você que gosta das Sailors mas não suporta fillers! O anime é bacana e divertido!

~*~


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário