26/04/2016

Faça você Mesmo


As garras da Misa Amane


Eu não sou uma pessoa que tem habilidade com artesanato e isso é fato. Nunca tive muita desenvoltura e paciência para tal. Sempre vi (e ainda vejo) muita gente que consegue fazer coisas artesanais belíssimas e admiro muito essa habilidade. Sei que a prática leva á perfeição mas tem pessoas que já possuem um talento nato.
 Porém já faz alguns meses que comecei a arriscar fazer algumas coisas, principalmente acessórios para alguns cosplays meus. Existe acessórios de personagens que são meio específicos e você não acha para vender e mesmo para improvisar acaba sendo meio complicado. Com sorte você pode encontrar pessoas que façam os acessórios (amigos habilidosos ou mesmo cosmakers) porém nem isso é sempre possível, ou como estamos em época d e crise, fica difícil gastar dinheiro em demasia.

. Assim só resta "botar as mãos na massa" e tentar fazer você mesmo.

 
quadros cuja moldura fiz em EVA.


Eu não lembro bem como decidi começar a tentar fazer algumas coisas. Mas resolvi tentar e aos poucos os resultados foram aparecendo. Ao longo da postagem vou colocando fotos de algumas coisinhas que eu já fiz.  Ainda são coisas mega simples mas dá uma sensação gostosa quando concluímos algo e vemos que não ficou de todo mal XD.

Pela internet é possível se encontrar muitos tutoriais, mas tem coisas que não se encontra nem em tutoriais. Mas achando imagens de referência é possível já conseguir fazer as coisas. O importante é tentar. Na primeira vez é complicado mas eu acredito que aos poucos você vai pegando a prática (comigo é mais ou menos assim).


garras da X23 (x-men) feitas com EVA e pintadas com tintas


Eu comecei a fazer os acessórios com EVA. Para quem não sabe, o EVA é um material meio emborrachado, das mais diversas espessuras e cores, muito usado para se fazer decorações de festas. A bem da verdade o EVA é MARAVILHOSO para cosplayers porque ele é um material super prático e versátil e como ele é super prático de modelar é possível fazer muita coisa com ele, desde acessórios simples a coisas bem complexas (como armaduras!)

Você encontra EVA á venda em lojas de fantasia, papelarias, lojas de artesanato e até mesmo em lojas especializadas. Tudo o que eu fiz até agora (com excessão das luvas) foi com EVA. Eu sou bem iniciante mas vocês podem notar pelas fotos e já ter uma noção do que dá pra fazer com EVA.  E o EVA também é um material barato e você pode pintá-lo, cortá-lo e moldá-lo facilmente.


 
luvinhas para Catwoman e ChatNoir


Um ponto positivo bem legal de você mesmo fazer seus acessórios cosplay é o custo/benefício. Materiais como EVA, cola e tintas são baratos e super fáceis de encontrar, só precisa se atentar aos tipos (principalmente de tintas e cola) que mais se adequam ao que você quer fazer. Em todos os acessórios que eu faço de EVA sempre passo uma ou mais camadas de tinta de PVA ou tinta de tecido (essa é útil pra muita coisa!) da mesma cor do EVA base. Isso porque a cor do EVA é meio opaca então passando a tinta você  vai deixá-lo mais vistoso e bonito.

Você consegue economizar bem fazendo os próprios acessórios, mas é importante ter em mente que qualquer coisa que você faz lhe tomará tempo. Tem coisa que eu já passei metade de um dia fazendo e coisa que fui fazendo por vários dias. Isso vai depender da sua prática, da secagem das tintas e também do nível de dificuldade do acessório escolhido. Mas quando vemos que o resultado ficou bom, dá aquela sensação de que o tempo levado valeu á pena.


cinto da Hit Girl, esse foi o primeiro acessório que fiz


Eu vou fazendo as minhas coisas aos poucos. Uma por conta do tempo, outra porque faço só quando preciso fazer mesmo e também porque sou um pouco alérgica á tintas e cola. Sério, é eu mexer um pouco que já começo a tossir e fico tossindo por dias @_@ Então procuro não exagerar e ir aos poucos. E isso é algo importante que precisa estar atento: cola, tintas, fibra de vidro e etc são todas substâncias que possuem alguma toxidade então ao mexer com esses produtos tome alguns cuidados necessários como fazer os acessórios em locais ventilados e usar máscara/luvas se preciso.

Outra coisa importante que é preciso ter quando se faz acessórios é paciência. Algumas das coisas não ficam prontas em poucas horas ou você vai acertá-las logo de primeira. Tem coisas que demoram mais, tem coisas que você terá de refazer inteiramente. É daí que vem a prática. O importante é não desistir e não fazer tais coisas com pressa ou nervoso. Tem que ter calma e manter o foco. Quando for fazer seus acessórios, saia um pouco da internet, desligue o wi-fi do celular e se dedique.


escudo do Principe Phillip (a espada comprei pronta)


Pela internet é possível encontrar muitos tutoriais e moldes para fazer as coisas. E isso é muito útil. Porém nem sempre é possível encontrar exatamente o que se procura. Daí sobra a opção de arriscar e tentar fazer com base nas imagens do acessório através de desenhos ou fotos de outros cosplayers. E tem coisas mesmo que é possível montar sem quase base nenhuma, usando a criatividade. Fiz isso algumas vezes e deu certo! Claro que também já precisei fazer uma coisa mais de uma vez..e tem um acessório que preciso fazer mas até hoje não achei COMO poderei fazer. Mas um dia eu encontro!

Já teve vezes que joguei todo um trabalho fora porque não ficou do jeito que eu queria e precisei recomeçar; teve vez que tive que refazer quase tudo; teve vez que deixei de lado uma coisa para só tentar retomá-la quando tivesse a idéia de como fazê-la...por isso é sempre bom, ao fazer acessórios para seus cosplays com um tempo de antecedência para que não entre em desespero em cima da hora (e as coisas irão conspirar para dar errado se você deixar para a última hora, sim!).


Primeira tentativa do cinto da Viúva Negra versão quadrinhos.
Esse é um acessório que irei refazer do zero por ter achado um jeito melhor.



Enfim, eu ainda sou bem iniciante nisso. Um dia ainda espero conseguir costurar alguma coisa e fazer acessórios mais complexos, mas no momento eu faço o que posso. Porém eu só faço os acessórios depois que vejo que não tem como eu conseguir encontrar pra vender á bom preço ou achar algo semelhante que eu possa customizar. Claro que já meio que me acostumei a fazer algumas coisas principalmente quando vejo que dá para economizar e que também é divertido exercer as habilidades para se criar algo. XD

Então faça você mesmo algumas coisas afinal nesses tempos de crise financeira do país, é sempre bem vindo! E não se sinta mal por algo não ter dado certo na primeira vez: continue tentando e vá começando aos poucos, com coisas simples (não queria logo de cara querer fazer uma armadura!) e utilize os materiais que você considera melhores e mais práticos.  Se tiver dúvidas, pergunte, pesquise, se esforce.


Minha bota da Vampira que me custou muito stress, lágrimas
e camadas de tinta



Eu ainda quero fazer muito mais coisas. Agora mesmo inclusive estou começando a trabalhar em um novo acessório para um próximo cosplay. Aos poucos vou tentando melhorar, descobrindo e aprendendo mais e no final acaba sendo super recompensador. Espero poder em breve, postar mais coisas que estou tentando fazer, para ir vendo a pequena evolução que faço á cada novo acessório concluído!


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário