31/08/2016

Frustração Cosplay?


Eu realmente pensei em deixar passar batido esse ocorrido no meio cosplay (pela web) esta semana mas não consegui. Após ver tantos amigos e colegas do meio comentando e me deparando com uma postagem com depoimentos que me deixaram claramente enojada com tamanha necessidade de ser agressivo através auto-piedade, implicância, uma inveja presente mas não admitida, frustração  e necessidade de querer desmotivar os outros, eu acabei fazendo este post.
É gente que fica mimizando e falando dos problemas do meio cosplay. Ok, o meio cosplay tem diversas tretas e problemas, mas TUDO na vida tem. Seja na faculdade, na escola, nos rolês, no trabalho, na família...ninguém está livre disso, o mundo não é um mar de rosas, um arco-íris feliz, É preciso ser forte, aprender, encarar a vida, se esforçar, se superar, ser alguém de caráter e principalmente, amar a si mesmo.
No meio cosplay rola muito competitivismo, muita treta, muita provocação, humilhação...porque é um hobby que envolve muita interação entre as pessoas. E se você tem ciência disso precisa saber como conviver e se cosplay é algo que você realmente gosta de fazer.
Tem cosias terríveis que devem ser combatidas, mas é preciso não apenas sentar e esperar ajuda, é preciso também lutar por si. Assim como você se for alvo de uma treta, outras pessoas também são e é possível unir-se e até acabar ficando amigos.

Eu faço cosplay desde 2010 (e comecei a me focar mesmo no final de 2012) e já vi e vejo muita coisa. Já passei perrengues, já fui metida em tretas, já ajudei amigos e amigas que passaram por tretas, já conheci gente falsa, já errei, já acertei, já afastei pessoas mau-caráter, já presenciei competitivismo, já fui criticada e já assisti há muitas tretas do meio, sobre os mais variados assuntos.
Mas mesmo diante disso, eu continuo no meio cosplay. Porque o retorno positivo que tenho é muito maior do que perrengues. Através do cosplay eu fiz amigos e amigas incríveis, eu aprendi a fazer muitas coisas, conheci pessoas bacanas, melhorei meu jeito de ser, aprendi que sempre posso me aperfeiçoar cada vez mais, recebi diversos elogios, aprendi a amar fotografia, me tornei ainda mais desnibida, realizei desejos de fazer grupos e shipps cosplay, ganhei prêmio em concurso, aprendi a desapegar do que me fazia mal, aprendi a calcular meus gastos, aprendi a pesquisar, ajudei e ajudo muitas pessoas que me pedem conselhos..fiz amigos que vão além do meio cosplay, trouxe pessoas para esse hobby enfim..tanta  coisa legal que me faz amar esse meio mesmo com todos os problemas que ele tem, existe MUITO MAIS coisas positivas nele. Eu até mesmo trouxe de volta pessoas do meio cosplay que estavam desistindo por conta de toda essa onda de ódio e frustração alheia que eram dirigidos contra elas.
 Através do cosplay eu aprendi a tomar decisões sobre rumos da minha vida e depois que fiz isso, praticamente todos os aspectos da minha vida melhoraram!

 O problema é essa galerinha mimizenta com necessidade de auto piedade usando de argumentos exagerados e agressivos que não demonstram real embasamento apenas uma frustração, inveja e raiva de cunho pessoal perante outras pessoas que estão felizes ou se dando bem no hobby.
Curiosamente (ou não) a galera que anda agindo assim é a mesma que levanta a bandeira de "fazer cosplay por diversão, por amor e etc" mas ao mesmo tempo reclama que alguém fez cosplay de armadura só pra humilhar, que outro fez cosplay melhor só pra humilhar, que não existe fotógrafos bons , que uma pessoa fez isso e aquilo pra ganhar concurso, que a pessoa só faz cosplay pela fama e isso prejudica quem faz cosplay por amor, que aquela pessoa tem mais fama, dentre tantos outras inúmeras citações.

Entre os depoimentos tendenciosos, alguns merecem destaque para se notar o quanto absurdo são os argumentos dessas pessoas. Galerinha acha que vai conseguir reconhecimento só fazendo cosplay e indo para o evento. Cara, reconhecimento não é algo que você obtém apenas por fazer um cosplay. O mais importante é simpatia, caráter, esforço e dedicação!

E outra...obter um reconhecimento é legal mas isso não é o mais importante. Você faz cosplay para quem?
Para você mesmo ou para os outros?
Galerinha do artigo em questão diz que faz cosplay "por amor", "porque gosta' mas ao mesmo tempo está lá reclamando que não tem reconhecimento, que outros cosplayers tem mais fama, dentre tantos outros argumentos. Perai! Se você REALMENTE faz cosplay porque gosta, porque diabos está tão incomodado se a outra pessoa está ganhando fama ou focando-se nisso?
Entendo que quando ocorre difamação ou humilhação (principalmente pela web) acerca de um cosplayer estar rodando nas redes sociais, sendo alvo de sarro vexatório é ruim e isso é errado, deve ser combatido. Julgar alguém pelo biotipo é algo totalmente escroto, ainda mais se coloca isso em modo público. Mas é possível combater e e não permitir que isso aconteça.

Mas há também aquelas pessoas que consideram uma critica construtiva como uma ofensa pessoal e abominável. Ás vezes as pessoas procuram tentar aconselhar, tentar sugerir o que ficaria melhor, tentar dar uns toques..mas tem pessoas que tomam isso como uma provocação, que interpretam erroneamente e já começam a considerar que no meio cosplay só tem gente querendo prejudicar. Cara, eu já recebi críticas construtivas em meu cosplay e melhorei ele, aperfeiçoei e ele ficou ainda melhor do que eu esperava. Existe uma diferença entre crítica construtiva e crítica vexatória.

Mas sobre a postagem, o que mais vi nos depoimentos foi pessoas incomodadas com os retornos positivos que outras pessoas  receberam. Como se essas pessoas fossem escrotas por terem conseguido e alcançado algo que aqueles que estão reclamando, não conseguiram.
Aprendam: cada pessoa que conseguiu um retorno no meio cosplay teve trabalho com isso, se dedicou, se aperfeiçoou (e se dedica e se aperfeiçoa constantemente), faz o melhor que pode. Todos ali adoram fazer cosplay (alguns mais outros menos...mas se faz cosplay, se GASTA pra isso, é porque a pessoa gosta).   Se você não tem o retorno que acha que mereça ter pare e pense...o que você REALMENTE está fazendo? Está REALMENTE se esforçando ou está apenas tentando se comparar aos outros e acha que se fazer de vítima e só falar mal do meio  lhe trará a fama cosplay que tanto deseja?
Segue alguns comentários:

"O problema é quando o nome começa a subir a cabeça, ou mesmo quando tecidos e confecção começa a ficar muito mais cara do que nós, meros mortais podemos pagar, aí acaba tirando por tabela, muita gente desse meio, que com a crise, esvaziou os bolsos e deu adeus ao dinheiro extra para coisas "supérfluas", já que nós não temos doadores assíduos no patreon e muitos ainda sobrevivem do famoso "paitrocínio"."

Olha, vou falar uma coisa aqui. A crise afeta TODO MUNDO. Praticamente inguém do meio cosplay (que eu conheço e olha que eu conheço muita gente) tem esse negócio de pantreon. Muita gente TRABALHA pra fazer seus cosplays, muita gente se vira com frellas, muita gente ECONOMIZA e gasta o que pode e evita o que não pode. Muita gente aprende a fazer as próprias coisas para economizar. Algumas pessoas ganham coisas de amigos porque as pessoas quiseram lhes dar algo. Já ganhei coisas de amigos, já presenteei amigos..é uma TROCA EQUIVALENTE. Amigos de verdade ajudam um ao outro, presenteiam um ao outro...e isso porque gostam da pessoa. Porque essa pessoa é legal, porque essa pessoa a ajudou alguma ou algumas vezes.

"paitrocínio"" na boa, que termo ridículo é esse? Se a pessoa tem pais que gostam de ajudar com o hobby, que bom para ela! Pare de invejar isso, que horror! Se você não tem pais assim não é culpa de quem tem pais que gostam de ajudar. Se você não tem apoio de seus pais aprenda a conseguir o que quer de outras formas. Conheço muita gente que mesmo sem apoio de familia, trabalha e batalha para conseguir o que quer! E não fica invejando a vida familiar alheia!

"As vezes, o jeito é chorar e aceitar que a peruca não vai chegar a tempo, ou que a roupa não vai ficar pronta, e desistir de ir ao evento. "

- Todos nós sabemos e passamos por stress com cosplay em vésperas de evento. Muita gente teve problemas com entrega, cosmaker, etc. Mas isso é uma fatalidade, é algo que acontece. Por isso é preciso ter em mente e calcular muito bem o tempo que vai começar a fazer as coisas. Eu quando decido um cosplay, começo a pensar nele com uns 6 meses de antecedência no mínimo. E se existe o risco de de repente não dar certo eu sempre tenho um plano B, um outro cosplay que eu posso usar. Se não der pra usar determinado cosplay em um evento, não é o  fim do mundo. Você pode usar em outra ocasião. Não deixe de ir em evento por isso, APRENDA a se adaptar á imprevistos da vida.

"Já pensei em largar por falta de dinheiro, porque perco muito tempo com isso, me estresso fazendo, mas o que mais me incomoda é a falta de reconhecimento, me mato fazendo os meus cosplays e ninguém dá a mínima, só se importam com as famosinhas. Outra coisa que me deixa chateada é nunca ver foto minha, me param um monte pra tirar foto, mas as páginas de cosplay nunca publicam fotos minhas. Tem gente que eu sei que só faz cosplay que está na moda, não importa a mídia.

- Se você diz que só se estressa, que está com raiva por não ter retorno, que gasta dinheiro demais, que não acha foto sua,que o fato de gente fazer cosplay popular te incomoda..por que ainda continua no meio cosplay? Se você escolhe um hobby é porque está feliz nele, se não está, procure outro. Porque hobby é pra se divertir.
E outra...se quer tanto fotos de seus cosplays, já pensou em contratar um fotógrafo e fazer um photoshoot? Tá cheio de profissional bacana com preços acessíveis e belas fotos de ensaio ajudam muito a divulgar seu cosplay. E eles divulgam os shoots nas páginas deles também.
E daí se alguém só quer fazer cosplay popular? Se ela gosta é uma escolha dela! É igual gente que faz cosplay de obras que quase ninguém conhece. É uma escolha da pessoa.

"você vai ao evento, tira milhões de fotos, e nunca acha essas fotos depois, muitas vezes, é ridicularizado no caminho, quando você não tem meios de locomoção e tem que ir de ônibus ou metrô. Se trocar no evento é quase uma opção nula, os banheiros são nojentos, muitos não tem espaço para o cosplayer e sobra pra você a vergonha gratuita. "

- Ah mano...resigne-se que achar foto de evento mesmo tendo sido fotografado várias vezes é IMPOSSÍVEL. A maioria das pessoas que fotografam é gente normal que não vai sair postando as fotos em grupos e coisa do tipo. Eu até hoje brinco que as fotos que tiraram de mim em evento (salvo algumas) estão perdidas em algum lugar da deep web porque nunca encontro! Mais uma vez repito: se quer tanto fotos do seu cosplay...faça um photoshoot! Tem ótimos fotógrafos com preços  acessíveis! Só procurar.
Eu já me troquei em banheiro minusculo sem espelho...evento não tem espaço mesmo, isso é fato. Mas dá pra se virar. E se você acha que usar cosplay é passar vergonha gratuita...então porque diabos está fazendo cosplay? Aprende a tacar o foda-se se cosplay é algo que você gosta.

E não importa quanto você tente, você sempre vai perder o concurso cosplay para alguém de armadura. Aquelas pessoas que "não sabem brincar", que levam cosplay a sério demais e as vezes fazem uma armadura de seis quilos de sacanagem só pra humilhar os demais que tentam de forma miserável fazer cosplay porque gostam do personagem. Fazer cosplay não é mais isso, fazer cosplay de tornou um trabalho, e esse trabalho custa muitas vezes a auto-estima de muitas pessoas."

- Senti vergonha alheia desse comentário e da opinião dessa pessoa. Tu acha MESMO que os cosplayers que gostam de fazer armadura e coisas mais complexas querem apenas humilhar a existência de pessoas como você? Ah pára me faça um favor vai se tratar que está precisando.  Esse seu complexo de inferioridade e inveja não é normal. Acaso sabe o quanto de trabalho que é fazer uma armadura, efeitos de led e tudo o mais? Tem noção de quantos horas são dedicadas á isso, quantos gastos são feitos na compra de material, quantas tentativas de erro que ocorrem antes do acessório dar certo? Tem noção de quanto as tintas, fibras de vidro e etc são coisas tóxicas que podem fazer mal a saúde? Tem noção de que a maioria das pessoas que faz isso ainda tem que conciliar o tempo com trabalho e obrigações fora do hobby?
Quem faz cosplay complexo está fazendo porque gosta do personagem, gosta do cosplay. E ás vezes se torna um ganha-pão para ele! Um dinheiro que pode ajudar não apenas no hobbhy mas até em contas da casa!  APENAS PAREM de ter esse pensamento invejoso de achar que os outros só querem humilhar vocês e aprendam a ser pessoas melhores.

"Não existe mais bons fotógrafos e bons cenários, existem pessoas que sabem editar bem as fotos."

- Na boa..eu conheço mais de 20 FOTÓGRAFOS EXCELENTES (que realizam photoshoots) só em SP. Fora de SP conheço o trabalho de mais de 10 fotógrafos excelentes. Todos eles tem cada um seu estilo e preços super acessíveis. Então dizer que não existe mais bons fotógrafos de cosplay é absurdo.  É desmerecer o trabalho de profissionais excelentes. Quero ver se esse pessoal que pensa assim por acaso já realizou um photoshoot profissional contratando algum fotógrafo.
 Muita gente só tira foto de graça no evento e já fica achando que todo ensaio é de graça ou que não existe nenhum fotógrafo bom.

 "Eu me frustrei muito com cosplay. Por não ter o corpo igual o da personagem, por não conseguir fazer a roupa 100% idêntica, por chegar lá e ver alguém com o mesmo cosplay e se sentir inferior. As pessoas estão se afundando ali, jogando as frustrações delas todas ali."

-> "Hoje quando falo de cosplay é sinônimo de obrigações e cobranças, cobrança porque não me sinto no biótipo, porque não tenho o rosto longo e afilado como do personagem ou também a altura. Virou sinônimo de cobrança pessoal, por não atingir as expectativas que tinha sobre mim e sentir que não importa o quão bom esteja, nunca é suficiente." "Parece que é algo que vai te fazer muito feliz que vai te completar mas no fim você acaba se frustrando mais e mais."

Se você se incomoda de ver em um evento outra pessoa com o cosplay do mesmo personagem que o seu das duas uma: ou você amadurece e pára de querer achar que só você pode fazer determinado personagem ou saia do meio cosplay definitivamente. Se VOCÊ se sente inferior porque outra pessoa fez o mesmo cosplay que você, acho que é bom procurar um tratamento psicológico para melhorar seu amor próprio.

É preciso ter em mente que a vida não é toda bonitinha. Viver em sociedade não é fácil e é preciso estar constantemente amando a si mesmo. Se você não consegue fazer isso, trate de aprender porque quando começar a trabalhar ou quando a realidade da vida aparecer diante de você, terá que agir, terá de encarar. É preciso, é necessário. Tem coisas na nossa vida que só podem melhorar se nós mesmos nos esforçarmos para isso.

No meio cosplay tem muita gente escrota, assim como em qualquer lugar. Você precisa aprender a conviver com isso, saber o que é crítica construtiva e saber o que tem que ignorar e tacar o foda-se. Assim como as pessoas estão frustradas e jogando as frustrações criticando o biotipo de alguém, a pessoa que considera essas ofensas contra si e por isso acha que o meio cosplay é um horror, está também se frustrando . Lembrem-se que quem mais critica o biotipo de alguém SEQUER faz cosplay  então a opinião nem deve ser levada em consideração. E se for alguém do meio cosplay, verifique o quanto de importância a opinião daquela pessoa tem REALMENTE na sua vida. Porque ás vezes tendemos a nos preocupar demais com opinião de gente que sequer faz diferença em nossa vida. Se essa pessoa não faz, porque a opinião dela deveria importar?

Existe muitas tretas no meio cosplay que são horrorosas. Já fui alvo e tive amigas e amigos que foram alvos de tretas injustamente. Tretas que envolviam focos e tentativas de difamação provenientes de pessoas sem caráter que visavam querer prejudicar as pessoas cujo trabalho no meio cosplay e até mesmo na vida pessoal, "incomodava" (sim ,entre aspas mesmo) essas pessoas.
Mas o que eu e meus amigos fazemos? Em vez de mimizar e querer desistir (pois é isso que esse povo quer) nós continuamos, nos aperfeiçoamos, falamos mas verdades e partimos pra zoeira. Hoje, tretas que na época incomodavam, hoje são motivo de piadas internas (e até externas!). O melhor foi que através de gente que tentou prejudicar, acabamos conhecendo mais pessoas que sofreram na mão do mesmo pessoal e o circulo de amizades (para o desespero de quem tentava nos prejudicar) apenas aumentou.

"Já ficou chato, já ficou triste, nós mesmos nos destruímos, e no fundo sabemos que nunca um cosplay nos fará tão feliz, quanto o primeiro que fizemos, quando tudo era novidade e todos pareciam amigáveis, e não víamos os verdadeiros rostos por trás das máscaras."

- Se você tem esse pensamento, então saia do meio cosplay. Não fique em algo que não te faz feliz mas não queria que as outras pessoas saiam porque VOCÊ não teve boas experiências. Não fique tentando atacar as pessoas usando termos rebuscados na única tentativa de mascarar sua raiva pessoal contra uma ou mais pessoas. Se você quer continuar no meio cosplay, pare de agir assim e aprenda agir de outra forma, de forma mais madura e com caráter. Desenvolva atos positivos que você receberá atos positivos. Não sejam as pessoas que tratam mal os outros e não sejam as pessoas amarguradas que criticam os outros. 

Agora eu me pergunto...o que diabos ficar mimizando isso, tentando só falar mal do meio cosplay, vai trazer de melhoria para o meio? Será que na verdade essas reclamações nada mais são do que uma tentativa desesperada de fazer as pessoas desistirem do meio cosplay porque assim o pessoal que reclama poderá ficar isento de possíveis "ameaças" que a presença de outros cosplayers (que eles consideram melhores mas não admitem) possam criar para eles. É mais fácil tentar desmotivar as pessoas do que tomar vergonha na cara e tentar se dedicar ao seu próprio cosplay? Dá trabalho tentar melhorar, tentar aprender a amadurecer e ter caráter, melhor ficar criando tretinha, falando mal do meio e tentar prejudicar e fazer as pessoas desistirem não é isso mesmo?
Os comentários da postagem original e também pelo facebook mostraram e deixaram ainda mais claro que as pessoas que com ele concordavam tinha um rancor e uma raiva/inveja de CUNHO PESSOAL contra uma ou mais pessoas e por conta disso generalizam tudo e todos do meio cosplay que não estejam. Os relatos se mesclavam e se ofuscavam com argumentos amargos e frustrados. E o que poderia ter se tornado um artigo bacana que mostrasse algo sério que pudesse ser debatido e quiçá melhorado, acabou se tornando uma constatação de que muitas pessoas misturam o hobby com problema pessoal e que em vez de tentarem melhorar e levar tudo mais de boas, preferem se focar em criar argumentos e meios de fazer as pessoas que eles consideram ameaças cosplay desistam do hobby.
Nojo e asco de gente assim.

E aos amigos, amigas, colegas, conhecidos e demais cosplayers fantásticos e bacanas que conheço e que espero conhecer, bem como aqueles que estão entrando agora ou querendo entrar no meio cosplay, lhes dou um conselho: não se deixem abater e desmotivar por conta dessas pessoas que criticam tudo e todos. Continuem fazendo cosplay se gostam disso, continuem se dedicando, se aperfeiçoando, se apresentando, fazendo photoshoots, montando duplas e grupos, se divertindo com seus amigos e parceiros, até mesmo ganhando dinheiro. Se vocês gostam de fazer cosplay não permitam que pessoas tentem fazê-los desistir através de argumentos estapafúrdios. Porque felicidade atrai inveja.
Não deixem que pessoas incomodadas com si mesmas tentem tirar o que te faz feliz e o que te agrada. Continue mitando e lacrando, sem se importar com o mimimi alheio! Continue fazendo o que você gosta SEMPRE! E não apenas em cosplay, mas em tudo na vida.
E para aqueles que estão amargurados e incomodados com o fato dos outros estarem bem...reveja seu pensamento e suas atitudes. Foque mais em si, ame mais a si mesmo e tente fazer o melhor que puder para você e não para atingir os outros. .

Cosplay é um HOBBY.
E cada um curte esse hobby do jeito que quiser. Só não é legal você curtir esse hobby tentando prejudicar e difamar outras pessoas.
Se você quer atingir objetivos com cosplay, se esforce, se dedique,..e não fique só lamentando e invejando o coleguinha. Não diminua o trabalho de ninguém, principalmente o seu. Admire cada avanço que faça nele (seja pequeno ou grande) e sempre tenha em mente que você pode melhorar não apenas como cosplayer/profissional mas também como pessoa.

~*~

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, mas um ponto que gostaria salientar é que cosplay, nos dias de hoje, realmente deixou de ser APENAS hobby. Da mesma forma que fazer vídeos. Algumas pessoas se dedicam e transformam essas atividades, as tornando suas profissões. Se dedicam e se esforçam e se cobram como um trabalho de verdade.

    Não é reclamando que as coisas vão melhorar. Ao achar ruim o esforço extra que outros fazem, você só está se permitindo ficar para trás. Da mesma forma que artistas de cinema e atletas olímpicos, é com dedicação que vem o reconhecimento e não reclamando de que não tem tempo ou dinheiro. Se não tem nenhum dos dois, "dê o sangue".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, de fato existe algumas pessoas que levam o cosplay não apenas como um hobby mas também como uma fonte de renda. E isso não é errado, de forma alguma.
      Tem pessoas que investem muito para conseguirem ganhar o concurso que possui prêmio em dinheiro. Ás vezes a pessoa gastou naquele cosplay até mais do que o valor do concurso.
      Mas tem muitas pessoas (e eu tenho amigos que são cosmakers) que ganham como um frella e até mesmo como única fonte de renda, sendo cosmakers. Tem aqueles que fazem armaduras, aqueles que fazem roupas, aqueles que fazem acessórios, aqueles que estilizam perucas, aqueles que até mantém uma lojinha de importação no facebook.
      Isso não é errado..se a pessoa tem habilidade para fazer determinadas coisas, porque não conseguir tirar um dinheirinho com isso?
      Como você sabiamente disse, as pessoas se esforçam e se cobram por isso.
      Ás vezes aquele cara com a armadura foda no concurso está também fazendo propaganda do trabalho dele á fim de conseguir clientes. Nem todo mundo manja de fazer as coisas ou tem tempo para tal e saber que existe pessoas que podem fazer isso, é bem bacana.
      bjs!!

      Excluir