14/10/2016

Cosplay - RE-L MAYER - Ergo Proxy



Aqui, postarei as fotos do meu cosplay e também comentários que eu ache interessante registrar. Seja sobre o personagem, sobre como consegui meu cosplay, o retorno que me trouxe e o que mais eu considerar relevante.


A Personagem na Série:

Re-L Mayer é a protagonista feminina do anime Ergo Proxy.
Para se falar sobre ela é necessário entender um pouco sobre do que se trata o anime Ergo Proxy.

O anime é uma obra única, que a elevou em um estado de "cult" e que se tornou um dos animes mais elogiados na época de seu lançamento. A trama se passa em uma época futurista onde o planeta encontra-se inteiramente desolado e os humanos vivem em uma gigantesca cidade protegida por uma espécie de redoma, a Romdo Dome, pois os governantes alegam que fora dela é praticamente inóspito para se viver. Na cidade futurista, os humanos convivem com os androides de avançada inteligência artificial que realizam as mais diversas funções.
Re-L Mayer é neta do homem mais poderoso de Romdo, e ela trabalha com a parte investigativa relacionada aos andróides que misteriosamente começam a adquirir uma "consciência" perante o surgimento de uma estranha entidade denominada Proxy. Em suas investigações, Re-L conhece o jovem Vincent Law e descobre que existe pessoas vivendo fora da cidade de Romdo. Ela e Vincent partem então em uma jornada pelo mundo inóspito para encontrarem respostas sobre tudo o que está acontecendo, bem como a origem de Vincent, que revela ser não apenas um Proxy, mas o mais poderoso deles. E nessa jornada, Re-L acaba descobrindo verdades sobre sua própria existência




Re-L Mayer é a minha personagem feminina preferida. No momento que a vi, ainda em imagens promocionais, já me encantei pelo design da mesma e quando vi o anime, tive certeza que ela seria uma das minhas preferidas. Além da estética, a personalidade e jeito da Re-L me representa muito, principalmente no fato de ela ser do tipo que pensa primeiro nela e que busca sempre descobrir respostas, não se contentando com mentiras e comodismo. Outra coisa que gosto muito dela é a estética: Re-L é praticamente uma gótica elegante, dotada de uma personalidade forte e muito inteligente. Ela é também curiosa: não descansa enquanto não obter as respostas que procura.

A Re-L (cujo nome  sempre causa uma certa estranheza) ainda é o tipo de pessoa dificil de lidar e que, embora seja inteligente, é também estressada e um pouco arrogante. Mas debaixo de toda essa postura fria e racional, a Re-L tem ainda um lado gentil e compreensivo, muito embora ela tente evitar de expô-lo ao máximo. Uma coisa que gosto muito na Re-L é exatamente essa dualidade, a qual me identifico muito.




Fazer o cosplay da Re-L foi praticamente a realização de um desejo que eu muito esperava. Esse era o tipo de cosplay que eu sempre tive vontade de fazer mas nunca tinha tentado por conta de achar que não conseguiria deixá-lo do jeito que eu queria. Mas aí, asnos atrás eu fui notando que já tinha em casa acessórios que se combinados, poderia montar um visual extremamente parecido com o dela. Resolvi então tomar coragem e tentar fazer o cosplay. Na primeira vez, não consegui por conta de problemas em fazer o penteado da peruca mas não desisti do projeto e no ano seguinte consegui estreá-la no Anime Friends.

Porém, devido á um incidente com o sobretudo de vinil (ele rasgou ;_;) eu precisei deixar o cosplay parado por mais de ano e eu tinha até então pouquissimas fotos do cosplay, apenas de evento e isso me deixava bem frustrada. Até que finalmente consegui outro sobretudo e também uma peruca melhor e em vez de usar em evento, optei por realizar um photoshoot.



O photoshoot da Re-L Mayer foi o photoshoot que eu mais amei fazer. Escolhi o cenário e o fotógrafo certos para isso e o resultado foi melhor do que eu imaginava. Quanto mais gostamos de um personagem, mais incorporamos ele e com a Re-L, além de eu estar super empolgada pelo ensaio, eu mantive o foco de fazer o melhor possível para ficar exatamente como eu queria (além do mais fazer o ensaio com o Dolci era algo que eu queria há tempos). A repecurssão desse photoshoot foi excelente e através dele fiz até novas amizades. Gostei tanto desse ensaio que uma das fotos eu imprimi e fiz um quadro grandão XD.

Algo que também me deixou muito feliz foi eu poder ver o avanço e o resultado que obtive. É muito dificil eu me gabar de qualquer coisa que eu faça, mas com esse cosplay eu não consegui evitar porque o resultado dele surpreendeu diversas pessoas e até mesmo á mim. Ele se tornou um dos meus cosplays preferidos e um dos que mais incorporo.




Uma das coisas mais legais que obtive com esse cosplay foi a chance de poder fazer uma dupla de Re-L Mayer e Vicent Law com meu namorado. O resultado ficou melhor do que eu imaginava e  já estou mega ansiosa para fazer um ensaio exclusivo. Agradeço imensamente ao meu namorado por ter topado fazer o cosplay (mesmo achando o anime um pouco cansativo =p) e também ás minhas amigas Hime e Mari por terem feito a roupa e a máscara em tempo recorde para o evento.
O diferencial dessa nossa dupla é que somos, até o momento, a única dupla de Ergo Proxy  do Brasil. *o*

Como Ergo Proxy é uma obra cult pouco conhecida, os cosplays da mesma são limitados e isso me incentiva cada vez mais a aperfeiçoar este cosplay. Fazer cosplay em dupla com seu conjugue é sensacional porque as fotos mais românticas e ousadas saem muito mais naturais e o resultado fica sensacional. Ainda mais se for cosplays de personagens que gostamos.



 


Esse é um cosplay que não é tecnicamente trabalhoso quanto me pareceu a princípio. Inicialmente pensei que eu teria mais trabalho na maquiagem mas esta se tornou bem prática e fácil de fazer (e eu simplesmente adoro o tanto de sombra azul que ela usa, o efeito nas fotos é sensacional). O mais trabalhoso foi fazer o penteado da peruca. A Re-L possui um penteado que parece duas orelhinhas no topo da cabeça. Eu já havia visto tutoriais na internet mas nada dava certo. Até que acabei tendo uma ideia genial que deixou a colocação da peruca e o penteado super práticos. Claro, ainda dá um certo trabalho de colocar e ajustar mas pelo menos deu certo e ficou melhor do que alguns penteados que eu havia visto em outros cosplays.

Quanto a roupa, a minha não está 100% fiel ao original (até porque em alguns promocionais a roupa da Re-L aparece meio arroxeada e outras vezes no anime parece toda preta). Optei pela versão toda preta porque além de eu já ter as coisas, acho que o contraste fica bem melhor. Com o visual inteiramente preto, a maquiagem azul dos olhos e o rosto pálido são realçadas e o resultado fica bem bacana.




Embora esse seja um dos meus cosplays que mais gosto e a Re-L seja minha personagem feminina preferida, eu usei pouquissimas vezes esse cosplay. Não apenas pela falta de oportunidade mas também porque Ergo Proxy é uma obra que quase ninguém conhece. Na primeira vez que utilizei em evento acho que apenas duas pessoas reconheceram mas na segunda vez em que usei o cosplay em dupla com meu namorado, o reconhecimento foi maior. Se bem que  o fato de ele estar usando a máscara do Proxy chamou bastante atenção. XD

Logicamente pretendo usar esse cosplay mais vezes, muito embora agora eu pretenda ir menos em eventos. Mas quero usar ela novamente tanto em evento quanto em um ensaio em dupla (já temos tudo esquematizado, só precisamos agendar a data e o local).



Evolução do Cosplay:

Mesmo tendo-o usado poucas vezes, eu consegui fazer algumas mudanças visíveis no cosplay. Melhorei a peruca (optando por uma mais longa) e o sobretudo. Eu sinto muita falta do meu sobretudo de vinil mas ele rasgou e tive que utilizar outro para o cosplay. No final das contas, embora eu amasse o meu sobretudo de vinil, admito que o sobretudo de tecido combinou melhor. Também deixei a maquiagem dos olhos mais intensa.


Micro-vídeos marotos que fiz no evento CAF desse ano. Estou AMANDO fazer esses micro vídeos, o resultado é bem legal! Agradeço ao meu parsa Roger por tê-los gravado!









Enfim, a Re-L é um cosplay do qual tenho muito orgulho. Decidir quais fotos colocar nessa postagem foi bem difícil porque acabei gostando da maioria (principalmente as do ensaio). Acho que isso acontece por conta do meu grande apreço pela personagem que me fez tentar obter o melhor resultado possível. E meu carinho por esse cosplay aumentou ainda mais quando consegui fazer a dupla. Então por conta disso nem ligo se a obra é super reconhecida ou não, porque o retorno que obtive a satisfação pessoal são coisas que não tem preço.

Eu não sei se tem alguma coisa nesse cosplay que eu precise aperfeiçoar, porque incrivelmente gosto muito dele e sempre que o uso tento fazer o melhor que posso tanto na maquiagem e nos trajes quanto na postura. A arma que utilizo no cosplay não é igual a dela, mas eu não penso em mudar porque o revólver que encontrei chega a ser melhor que o dela. Porque além de ter um design futurista, ele acende e faz uns efeitos mega legais! *o*




Enfim, acho que não tenho mais muito o que dizer por aqui, então fiquem com as fotos desse meu cosplay XD. E uma coisa que aprendi com ele é que você não deve nunca desistir de fazer o cosplay do personagem que você mais gosta e sendo ele o seu preferido, faça o melhor que puder e se dedicar mesmo! Eu demorei pra fazer a Re-L e demorei mais ainda para fazer um photoshoot dela. Mas a demora super valeu á pena (sim, na época que fiz o ensaio, floodei meu facebook com as fotos). E quando pude realizar a dupla então...nossa foi uma realização enorme (quase igual á quando fiz a dupla de Levi e Erwin).

Deixo aqui por último, a foto que mais gostei do meu cosplay de Re-L até o momento.




~*~


Photos by
Fabricio Modesto Dolci
Alphonso Park
Julio César Buosi
Roger William
Wellington Johnny Araujo Cunha
Gustavo Polézi

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário