07/11/2016

Zombie Walk SP



O Dia em que os Mortos Herdam a Terra

Há um dia em que os mortos herdam a terra e saem pelas ruas do centro da cidade em uma grande aglomeração, em um enxame de sangue, trapos e muito visual. Chocantes, bizarros, criativos...o que esse bando de pessoas está fazendo na rua durante um feriado vestidos assim? Simples; eles estão participando do Zombie Walk.
O ZOMBIE WALK é um evento que ocorre anualmente em diversas partes do mundo. Em São Paulo o evento teve sua estréia em 2006 e até hoje vem atraindo cada vez mais pessoas. A data escolhida para o evento em SP é sempre no Dia de Finados (02/11)

O Zombie Walk começou na Califórnia e depois passou a surgir em diversas partes do mundo. No Brasil, começou em SP em 2006 e posteriormente se alastrou para outros estados como Rio de Janeiro, Goiânia e etc. E também em cidades menores dentro de determinados estados. E isso está começando a surgir em outros lugares. Em SP inicialmente o evento era realizado na Avenida Paulista porém, devido ao aumento de pessoas e problemas com o trânsito, o local da passeata foi transferido para o centro de Sp que permite um espaço muito maior e sem tanto trânsito.



Necro/Spike e agora Leonardo XD
a pessoinha amiga que me levou na primeira vez ao ZW



Eu frequentei o Zombie Walk desde que ele começou a acontecer no centro de SP. O ano de 2015 foi o meu último ano de Zombie Walk e o motivo explicarei mais pra frente na postagem, pois quero salientar outros pontos do evento, bem como sua importância para mim. As fotos que ilustram essa postagem são em sua maioria de meu acervo pessoal compilado ao longo dos anos (como tenho várias fotos, fui selecionando apenas algumas) e outras são de autoria de fotógrafos (as que retratam a multidão eu peguei no Google e as minhas de cosplay pertencem á David Ernando e Roger William).

O Zombie Walk foi um evento que gostei muito nas vezes que fui, no qual me diverti muito com os amigos e amigas.  Foi também um evento importante para mim por motivos pessoais.
Nunca fiz um visual e uma maquiagem extremamente elaborada com a temática do evento. Nas primeiras vezes fui normal, só jogando um sanguinho falso básico. Depois comecei a ir de cosplay. E no ZW usei uma vez meu cosplay da Morte e duas vezes o meu cosplay de Rei Miyamoto (esse com grupinho em ambas vezes). Esse ano eu tinha programado usar o meu cosplay da Ada Wong de Resident Evil mas acabei desistindo de ir no evento.




Quando surgiu, o Zombie Walk causou uma certa estranheza nas pessoas, mas não demorou para que á cada ano mais pessoas  aderissem á passeata o que acabou tornando o evento enorme! As primeiras edições ocorreram na Avenida Paulista mas, com o aumento do público, bem como para facilitar o tráfego (já que rola bem no Dia de Finados), o Zombie Walk foi transferido para o centro de São Paulo. Eu achei a mudança excelente porque além do centro de SP ser melhor para caminhar, a estrutura com os prédios, pontes e etc bem no meio da cidade torna perfeito para aumentar a imagem de pós apocalipse zumbi.

Com o sucesso da passeata, começaram a surgir Zombie Walk em outros estados (assim como tem Zombie Walk em várias partes do mundo) fossem nas mesmas datas ou em datas diferentes. E isso é muito legal porque á cada ano pessoal se dedicava mais. O ZW de SP é o maior do Brasil, mas os outros não ficam atrás.

 Destaco aqui a edição de 2012 (quem foi sabe do que estou falando) que eu acho ter sido a MELHOR edição do evento. Como havia aquela onda de fim do mundo, galera veio em peso pro Zombie Walk e para qualquer direção que você olhava, tinha uma quantidade enorme de zumbis e demais criaturas. Eram visuais incríveis, tinha um cérebro inflável gigante  e até helicópteros passavam voando dando aquele clima bem Resident Evil e Walking Dead.
Na época do auge do ZW, muitas emissoras de TV iam cobrir o evento e as redes sociais bombavam de fotos da galera.

Participar do Zombie Walk era demais.

Foto da primeira vez que fui no ZW! 


Mas, mesmo o Zombie Walk sendo um evento do qual eu gostava muito e sempre me programava para ir, esse ano não fui e não pretendo ir mais. O motivo? Na verdade são vários. Os motivos que tenho são de cunho pessoal mas que muitas outras pessoas que conheço também pensam o mesmo. 

O Zombie Walk já foi bom.
Antes era muito legal ir ao evento, se produzir e se divertir por lá. Pessoal ficava de boas, curtindo o feriado de um jeito diferente, galera se reunia, conhecíamos novas pessoas. Isso, lógico, ainda acontece. Porém com o crescimento do evento, alguns problemas começaram a aparecer e  se tornarem mais visíveis, causando desconforto e preocupação nos frequentadores. Isso não é culpa de forma alguma dos organizadores. Os organizadores do ZW tiveram uma ideia excelente desde o início e foi algo bacana. O problema é que, de 2013 pra cá, o evento começou a apresentar alguns problemas incapazes de serem solucionados e isso não por culpa dos organizadores (jamais) mas sim por culpa das pessoas (tanto gente "de fora" quanto de alguns que participam da passeata). Não sei como é em outros estados,  mas relatarei aqui um pouco do que eu vi e do que eu ouvi (através de depoimentos de amigos e conhecidos).




Explicando: o Zombie Walk é um evento totalmente gratuito que ocorre no centro da cidade no feriado. Desse modo é IMPOSSÍVEL ter controle de qualquer coisa. Com o crescimento do evento e por ele ser no meio do centro de SP, a quantidade de gente é tal que sempre há unidades policiais para manter a segurança e etc. Mas claro que mesmo tendo a polícia, é impossível para se ter controle. Então o que acontece? Sempre teve, mas de uns tempos para cá a quantidade de bêbados  e drogados perambulando pelo local é imensa. E não são gente que participa da passeata: é gente aleatória que entra no meio de qualquer tipo de muvuca que vê.
Isso sem falar nos assaltos e furtos. Desde o ano retrasado eu tenho notado pessoas comentando sobre. Ano passado eu e meus amigos fomos abordados por alguns moleques trombadinhas que estavam loucos para nos assaltar/furtar e acho que só não o fizeram porque estávamos em um grupo grande. Esse ano, não fui no evento, mas vi relatos de pessoas próximas dizendo sobre o aumento da quantidade desses bandidos.

Ainda esse ano, vi relatos de pessoas dizendo que havia gente ali usando facas, facões e demais armas brancas de verdade para o evento. Claro, como é um evento aberto não tem como haver segurança então o povo aproveita. Um cosplayer relatou que as pessoas vinham tirar foto apontando pra ele tais armas brancas. Parece que até alguns frequentadores perderam a noção em querer levar armas de verdade pro local.
Há ainda a questão de relatos de assédio. Claro, vem um monte de bêbado/drogado, vê uma moça bonita com uma fantasia ou cosplay e se acha no direito de abordar, abraçar e o que for. Ouvi diversos relatos sobre isso e também de rapazes acerca de pessoas aleatórias enchendo o saco ou vindo com intimidade.




Há quem diga que  isso seja normal, que acontece nas grandes cidade, que tem que tomar cuidado e etc. Pode até ser mas é muito desconfortável você ir em um evento para se divertir e ficar o tempo todo preocupado se será assaltado, assediado ou até mesmo ferido por conta da atitude de gente babaca que só por ser algo gratuito fica querendo estragar o divertimento alheio e manchar um evento que se tornou um marco de SP.

Quando surgiu, o Zombie Walk era uma passeata. Saiam do ponto marcado (na Praça do Patriarca) no horário previsto e se dava uma volta nas imediações, passando pelo Viaduto do Chá, Largo São Bento, Teatro Municipal, etc. Porém, com o aumento de frequentadores, a passeata acabou meio que se desfazendo nos últimos anos. Havia concentração de pessoas em diversos pontos e a passeata ficava meio "sumida". Mas mesmo que não houvesse a passeata, a concentração de pessoas com seus visuais super criativos e ousados sempre foi o melhor do evento. 


 

É uma pena vermos que, por conta de alguns sem noção (que infelizmente aumentam á cada dia) muitas pessoas que curtiam o evento estejam deixando de frequentá-lo. O Zombie Walk parece estar sendo fadado a se tornar um evento como a Virada Cultural: até uns poucos anos atrás, a Virada Cultural era legal de se ir, tinha toda uma quantidade de pessoas...mas atualmente a Virada Cultural é um amontoado de pessoas que atrai uma quantidade colossal de bêbados, drogados, assaltantes e assediadores. E isso faz com que as pessoas que queiram frequentar o evento para realmente curtí-lo não consigam porque precisam ficar o tempo todo atentos á tudo ao seu redor. E é muito desagradável quando você precisa ficar aturando um bêbado chato, uma encheção de saco, uma abordagem ofensiva ou até mesmo ser vítima de um crime só por ir em um lugar no qual você queria apenas se divertir com algo que gosta.

Enfim, o Zombie Walk foi para mim um evento marcante, do qual tenho excelentes lembranças. Me diverti muito nele, peguei o auge do evento, sua melhor época. Espero que um dia ele torne voltar a ser o que foi. Ainda é legal ir? Bom, muitas pessoas que conheço relataram que se divertiram no evento então sim, eu acho que ainda vale á pena ir, principalmente se você nunca foi.

Mas para mim e para tantas outras pessoas, o evento já não é mais o que outrora foi e os problemas que acabam surgindo e do risco de passar por algo estressante por culpa de gente sem noção, acabam desmotivando e nos fazendo desistir de frequentar. O que é uma pena.
Mas o que me conforta é que pelo menos eu me diverti muito nos anos em que fui no Zombie Walk e isso jamais vou esquecer.




~*~


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário