segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vamos Falar Sobre Photoshoot Cosplay!




Uma prática que cada vez mais tem ganhado espaço é o photoshoot cosplay.
Os cosplayers estão começando a perceber o quanto bacana, divertido e principalmente, recompensador, fazer um ensaio fotográfico profissional de seus cosplays.
Foi-se o tempo que cosplay era só para eventos, onde depois você tinhas que ficar caçando as fotos em grupos ou tendo que contar com as fotos de câmera digital/celular ou mesmo receber aquelas fotos de evento cheia de propaganda e gente aleatória atrás. Agora é possível você ter um registro belíssimo dos seus cosplays em cenários incríveis, com efeitos e qualidades profissionais e o melhor...com preços bem acessíveis.

Ainda existe muitos cosplayers que rejeitam a prática do photoshoot e até mesmo criticam os cosplayers que optam por eles do que eventos. Eles tentam criar argumentos torpes e infundamentados, baseados em uma simples opinião pessoal. Curiosamente eles são (em sua maioria) os mesmos que ficam criticando os fotógrafos quando não encontram fotos boas de si mesmos nos eventos.
Há ainda muitos cosplayers que por não pesquisarem, acreditam que o preço de ensaios é muito alto ou mesmo por conta de timidez de se sentirem relaxados diante de uma câmera que foque unicamente neles. Ou aqueles que acham que fotografar não é algo trabalhoso e não valorizam o profissional. Não é fácil você saber fotografar, carregar equipamento e editar as fotos. Fotógrafo é uma profissão e como tal tem seus custos. Quando você contrata um fotógrafo saiba que ele se dedica ao máximo para entregar um trabalho de qualidade.





O fato de você preferir um photoshoot, não significa que você não deva mais ir em eventos, ou que eventos tenham perdido a qualidade. Cada um tem seus motivos, seja para preferir ensaio, seja para preferir evento. Isso varia por conta da experiência pessoal que cada pessoa tem em ambas coisas, bem como a disposição e principalmente, o retorno que seja mais válido para ela. Se a pessoa prefere ir ao evento porque sua recompensa pessoal é maior (reconhecimento, comentários, etc), a pessoa que prefere o ensaio profissional também tem os seus motivos (seja satisfação pessoal, cansaço de eventos, custos).

Posar para uma câmera profissional em um photoshoot é a mesma coisa de posar para uma câmera (profissional ou não) em evento. Com a diferença que o photoshoot você tem mais liberdade e tempo para fazer as poses, o fotógrafo pode capturar os melhores ângulos e auxiliar para se obter as melhores poses. Você também pode levar imagens de referência do personagem para facilitar na hora de posar. No começo é normal que tenhamos um pouco de dificuldade mas logo você se acostuma e fica muito mais relaxado para posar.




Quem faz photoshoot SABE que  vale á pena. E por isso mesmo continua fazendo e alguns começam a preferir eles á eventos. Principalmente porque cansa menos e traz um retorno melhor na qualidade das fotos.
E se engana quem acha que um photoshoot não é divertido. Um ensaio em grupo, dupla ou mesmo um ensaio tendo a presença dos amigos (ás vezes até bancando os staffs) é muito divertido. E você ainda tem a certeza de que receberá fotos lindas (e para quem gosta de divulgação, são excelentes para se postar em sites como WorldCosplay, Flickr, Deviantart ou mesmo em páginas do Facebook).

Quanto aos custos, basta pesquisar e ver qual fotógrafo tem o preço mais acessível para o tipo de ensaio que você deseja fazer. Até porque cada fotógrafo tem o seu próprio estilo que pode combinar mais com personagem X ou Y.


Tempos atrás fiz um vídeo no qual comento minha opinião pessoal acerca de photoshoots e os motivos que me fizeram preferir eles á maioria dos eventos. Para quem quiser dar uma olhada: 




Eu agradeço imensamente aos profissionais incríveis que conheci e com quem tive o prazer de realizar photoshoots (alguns mais de uma  vez). Alguns se tornaram amigos e ainda há excelentes profissionais que espero ter o prazer de poder realizar um ensaio. Vocês são incríveis! Nunca parem de fotografar!

Se você nunca fez um photoshoot profissional, procure fazer. Tenho certeza de que vai adorar, irá se amar nas fotos e irá querer fazer muitos outros!


~*~



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário